1986

julho 01, 2018

Hoje venho falar-vos de uma das minhas grandes paixões: SÉRIES!
Uma em particular, na verdade. Venho falar-vos de uma série que retrata a adolescência dos pais da minha geração e que me fez querer viver naquela época e ser a melhor amiga de cada uma das personagens. Até do Gonçalo (já vos falo um pouco mais sobre ele e todos os outros mais à frente).

Pois é, venho falar-vos do 1986!



A História

Como já devem ter percebido, a história desta série passa-se em 1986, ano em que aconteceu a segunda volta de uma das eleições mais marcantes de sempre: Freitas do Amaral vs. Mário Soares.
Conto-vos isto porque, de facto, uma grande parte da história passa-se em torno deste acontecimento, especialmente quando falamos de personagens como o "fascista" Fernando ou o "comunista" Eduardo. Claro que os seus filhos adolescentes, os verdadeiros protagonistas desta série, acabam por ser influenciados por estas ideologias.
No entanto, esta série fala sobre muito mais do que isso. Na verdade, gira essencialmente em torno da vida de 5 adolescentes, muito diferentes uns dos outros: Tiago "um choninhas romântico", Marta "uma betinha sonhadora", Patrícia "uma vanguarda deprimida", Sérgio "um metálico virgem" e Gonçalo "um rufia com uma mota". Ou pelo menos parecem ser...



As Personagens


Tiago (Miguel Moura e Silva)
O Tiago é um adolescente que perdeu a mãe há 2 anos e que vive com o seu pai que lhe tenta, constantemente, passar os ideais do comunismo. É um adolescente intelectual, que adora ler, desenhar e ouvir música e estar com os seus melhores amigos Patrícia e Sérgio. A sua vida dá uma reviravolta quando conhece Marta e se apaixona, fazendo de tudo para se aproximar dela e conquistar o seu coração.


Marta (Laura Dutra)
A Marta é uma adolescente que vive com os seus pais e com a sua avó e acaba por ser um pouco influenciada a seguir um caminho que não é o que deseja: o sonho do pai dela é que seja a futura dona do seu videoclube, no entanto aquilo que mais quer é ser astronauta, visto que a astrofísica é a sua maior paixão. É quando se começa a dar com o Tiago que começa a por os seus ideais em causa.



Sérgio (Miguel Partidário)
O Sérgio é o melhor amigo do Tiago. O seu maior desejo é perder a virgindade com uma loira fã dos Iron Maden, no entanto, o seu desespero é tanto que mesmo que não seja ele não se importa. Apesar de serem grandes amigos, tem uma relação muito engraçada de amor-ódio com a Patrícia.


Patrícia (Eva Fisahn)
A Patrícia é uma das melhores amigas do Tiago e do Sérgio. Esconde da sua mãe hippie que é gótica e diz que se sente feliz em estar triste. Tal como já referi antes, tem uma relação de amor-ódio muito peculiar com o Sérgio, acabando por se encontrar num conflito interior por causa disso.




Gonçalo (Henrique Gil)
O Gonçalo é o rapaz popular da escola que está sempre metido em sarilhos. Tem uma paixão pela Marta e passa grande parte do seu tempo a infernizar a vida do Tiago, do Sérgio e da Patrícia. No entanto, esconde um lado mais sensível, que só se torna visível mais à frente na série.


Tó (Tiago Garrinhas)
O Tó trabalha no videoclube do Senhor Fernando e tem uma rádio pirata onde o Tiago e a Marta têm também os seus programas. Por causa disto, acaba por ficar mais próximo do grupo e torna-se amigo deles.




Fernando (Gustavo Vargas)
O Fernando é dono de um videoclube e é também o pai da Marta e marido da Maria de Lurdes. Em conjunto com o Eduardo, protagoniza algumas das cenas mais engraçadas da série devido à sua orientação política e ao seu ódio pelo Mário Soares.


Eduardo (Adriano Carvalho)
O Eduardo é o pai do Tiago e um homem viúvo. É crítico de cinema e um comunista ferrenho. Vê-se obrigado a votar no Mário Soares e encontra-se sempre nas situações mais caricatas em conjunto com o Fernando por causa da política. Quando conhece a professora Alice, apaixona-se por ela e acabam por ficar num dilema tendo em conta que não é muito bem visto (incluindo pelo Tiago) que uma professora tenha um caso com o pai de um aluno.



A Minha Opinião

Posso dizer-vos que esta é uma série que vale totalmente a pena verem e que eu adorei!
Mesmo que achem que esta série não é muito o vosso género, dêem-lhe uma oportunidade. Digo isto porque já falei desta série a alguns amigos meus que não ficaram muito interessados mas que acabaram por ver e adoraram tanto quanto eu! É uma série super divertida, completamente diferente daquilo que já vi ser feito em Portugal. Adorei especialmente o facto de grande parte dos episódios serem inspirados em filmes dos anos 80 como o "Regresso ao Futuro", o "Breakfast Club" ou os "Goonies" (filmes que eu ADORO!).
O Nuno Markl é o criador desta série e está, sem dúvida nenhuma, de parabéns por ter feito uma série tão única e especial!

Podem acompanhar a série no site da RTP (link aqui) e também podem saber um pouco mais sobre a série e as personagens na página de Instagram, que foi de onde retirei todas as imagens apresentadas (link aqui). Deixo-vos também aqui o trailer da série:



Espero que tenham gostado deste post e, se pretendem ver ou já viram a série, deixem aqui as vossas opiniões nos comentários!



You Might Also Like

5 comentários

  1. Também vi a série e tens razão: é mesmo muito interessante. Grande Markl!

    ResponderEliminar
  2. por acaso ao ler o teu post pensei mesmo "hmm, not sure se esta serie é para mim" mas o trailer já me fez mudar um bocadinho de opinião e parece ser mesmo daquelas series que, como tu disseste, nos surpreende imenso pela positiva
    prometo que lhe vou dar uma oportunidade
    kisses

    http://umacolherdearroz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Esta série é bastante diferente das que costumo ver mas fiquei muito curiosa e vou ver quando tiver tempo! :D
    Blog - Maria Rita
    Instagram | Bloglovin'

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca vi, mas agora fiquei curiosa :P
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei adorei adorei adorei! Vou já ver!!!!
    https://opequenogirassol.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images